terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Buraco negro gigante foi responsável pela maior supernova de sempre


A explosão da estrela ASASSN-15lh libertou uma quantidade de energia 570 mil milhões de vezes superior à do nosso Sol.

Um grupo de cientistas do Instituto Weizmann de Ciência chegou à conclusão que a maior supernova alguma vez observada foi causada por um buraco negro gigante, que ‘engoliu’ a estrela ASASSN-15lh há cerca de 3,8 mil milhões de anos atrás.

Para ter uma ideia, a quantidade de energia libertada por esta supernova foi 570 milhões de vezes superior à emitida pelo nosso Sol, um brilho fora do normal que levou os investigadores a questionarem várias questões relacionadas com a explosão. Além de estar localizada numa galáxia onde não é costume que aconteçam estes fenómenos, a ASASSN-15lh também não se comportou como uma estrela em final de vida. Como conta o Scientific American, em vez de arrefecer e expandir, a estrela ficou cada vez mais quente , uma ideia que, em conjunto com a informação de que estava localizada no centro da galáxia, ajudou os investigadores a levantar a hipótese do buraco negro.

Esta noção está a levar os cientistas encarregues do estudo deste fenómeno a colocar a hipótese da estrela ASASSN-15lh não ter grandes dimensões, com a grande quantidade de energia a ter sido libertada depois de ter sido ‘rasgada’ pelo buraco negro, com mil milhões de vezes o tamanho do nosso Sol.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...