quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Cabo elétrico mais fino do mundo tem apenas três átomos de espessura


O desenvolvimento deste tipo de cabo foi possível com recurso a pequenas amostras de diamante.

Um novo tipo de cabo elétrico desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos EUA, conseguiu criar um cabo com apenas três átomos de espessura apenas observável a uma nano-escala. A descoberta abre caminho para tecido capaz de conduzir eletricidade, assim como várias outras aplicações que estão a entusiasmar a comunidade científica.

Se as perspetivas são animadoras, a verdade é que os componentes utilizados neste cabo prometem ser (ainda) proibitivos para a maioria. Para construir este cavo a equipa responsável recorreu a pequenos bocados de diamante, os quais montou depois como se um LEGO se tratasse para dar forma ao cabo, conta o Science Alert.

“O que mostrámos aqui é que podemos fazer pequenos cabos condutores do tamanho mais pequeno possível que essencialmente se constrói sozinho”, afirmou um dos investigadores, Hao Yan. Outro membro da equipa, Nicholas Melosh , referiu que “o método oferece uma caixa de ferramentas versáteis que permite ‘brincar’ com vários ingredientes e condições experimentais para criar novos materiais com propriedades eletrónicas afinadas e físicas interessantes”.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...