sábado, 17 de dezembro de 2016

Cobra Coral Azul: A "assassina dos assassinos"


Não se deixe enganar pela beleza e cor berrante da Cobra Coral Azul. O seu veneno é diferente do de todas as outras espécies. A Universidade de Queensland diz que esta cobra é a "assassina dos assassinos"

Entre as espécies mais mortais, mas também entre aquelas que estão em risco de extinção está a Cobra Coral Azul. Tem um dos venenos mais perigosos e mais intrigantes do reino dos répteis e, por isso, foi alvo de uma investigação da Universidade de Queensland.

Uma das principais características que destaca esta cobra das outra é a forma de propagação do veneno. Quando a Cobra Coral Azul ataca uma presa, induz-lhe um choque massivo no sistema que provoca uma série de espasmos no corpo inteiro. Esse choque faz com que todos os nervos se movam muito mais depressa, numa só vez.

A generalidade das cobras tem um veneno de ação lenta. Quando o veneno se espalha, as vítimas ficam lentas e sonolentas, como se estivessem sedadas. Mas o veneno desta cobra é diferente. É muito rápido e funciona quase instantaneamente. Esta característica acaba por lhes ser muito benéfica em situação de ataque já que as suas presas de eleição são muito perigosas. Curiosamente, esta espécie alimenta-se de outras cobras.

PODERÁ ESTE VENENO ALIVIAR A DOR NOS SERES HUMANOS?

O estudo publicado no Toxins revela uma característica deste veneno bastante curiosa. Ao que parece, o veneno mortal poderá ser utilizado em medicamentos analgésicos.

Bryan Fry, um dos investigadores, explicou que "este veneno atinge um tipo de canal de sódio que é importante para o tratamento da dor nos humanos".

A partir desta descoberta, novas investigações podem ser feitas – a nível medicinal e/ou farmacológico – para tentar transformar esta característica num medicamento que possa aliviar a dor, refere Fry.

Fonte: Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...