terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O voo direto do maçarico: cinco dias da Islândia à Guiné sem parar


A ave faz seis mil quilómetros sobre o oceano sem consumir qualquer alimento e sem beber água

Uma equipa de investigadores descobriu um novo herói no mundo das aves: chama-se maçarico e abriu "uma autoestrada entre o Ártico e os trópicos" com um voo sem paragens entre a Islândia e a Guiné-Bissau.

"Esta ave faz seis mil quilómetros sobre o oceano sem consumir qualquer alimento e sem beber água, em esforço contínuo, durante cinco dias", explicou à Lusa, José Alves, investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), que lhe chama um "voo incrível".

Trata-se de uma "ponte muito estreita a que chamamos quase uma autoestrada entre o Ártico e as zonas tropicais, nos Bijagós", arquipélago da Guiné-Bissau, detalhou.

José Alves é um dos coautores do artigo científico que explica a descoberta (numa parceria da UA com a Islândia) e que foi publicado na quarta-feira na Internet pela revista Nature.

O ciclo é repetido todos os anos pela ave cujo peso ronda 350 gramas, "relativamente pequena para estes voos intercontinentais".

O Maçarico, também conhecido em Portugal como Maçarico Galego (e com o nome científico Numenius phaeopus) "reproduz-se na Islândia, onde passa três meses por ano" e faz depois o voo direto para as ilhas Bijagós, na Guiné-Bissau, "onde passa sete a oito meses" - quando na Europa é inverno.

As ilhas Bijagós servem para o pássaro se alimentar, antes de voltar a viajar para norte, desta vez com paragem na Irlanda e daí para a Islândia.

A descoberta foi feita graças ao seguimento da espécie com um geolocalizador, um aparelho que pesa uma grama, que se fixa numa das patas do pássaro e que regista o percurso e tempo das deslocações.

Conhecer o Maçarico é importante "para perceber quais são os elos" de uma longa cadeia que se estende por milhares de quilómetros.

"É conhecimento fundamental que está sempre à frente do conhecimento aplicado e que nos permite compreender que conservar só aqui [na Guiné-Bissau] não faz sentido sem conservar na Islândia", exemplificou José Alves.

"Viemos agora até à Guiné-Bissau para perceber como estas aves conseguem adquirir estas reservas de energia" para fazer voos tão longos, acrescentou.

O investigador integra a equipa internacional que está a preparar um novo projeto de estudo e preservação de aves no arquipélago dos Bijagós.

Estima-se que as 80 ilhas e ilhéus da Guiné-Bissau no Oceano Atlântico sirvam de abrigo a mais de um milhão de aves que durante o inverno saem de vários países da Europa, um número que tem vindo a baixar.

"Há um espetro de espécies que está a ser afetado", referiu à Lusa, José Pedro Granadeiro, docente e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que integra a equipa.

Os cientistas procuram as razões para este declínio que se verifica noutros pontos do globo: ainda não se percebeu se há problemas "nos sítios onde as aves se reproduzem, se nos locais onde param para se alimentar", sublinhou.

Com a realização de estudos mais detalhados ao longo dos próximos anos nas ilhas Bijagós, os investigadores vão tentar perceber "encontrar a chave para este declínio", referiu José Pedro Granadeiro.

Com o projeto "vai haver investigação, mas também capacitação dos técnicos locais", realçou Aissa Regalla de Barros, dirigente do Instituto de Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP) do país.

"Já é tempo de haver investigadores locais que possam acompanhar os técnicos externos", realçou a coordenadora da área de biodiversidade do IBAP.

Fonte: DN

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