segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Roscosmos pretende 'expelir' lixo espacial para fora da órbita da Terra

Lixo espacial em imagem gerada pela NASA

A agência espacial russa Roscosmos está desenvolvendo um dispositivo capaz de “soprar” o lixo espacial para fora da órbita terrestre usando a força de propulsão gerada por motor a jacto, informou ao jornal russo Izvestia o responsável pelo projecto, director-geral do instituto TsNIIMash, Oleg Gorshkov.

De acordo com a publicação, problemas relativos ao lixo espacial estão ficando a cada vez mais iminentes. Em meados de 2016, na órbita terrestre foram registados cerca de 17,8 mil detritos com tamanho superior a 10 centímetros. A maior parte desse lixo pertence à Rússia, aos EUA e ao Japão. Cada lançamento de um foguete ao espaço produz pelo menos dois ou três novos fragmentos, que podem circular em volta da Terra por tempo indeterminado.
“A ideia é original: o aparelho é equipado com motores de iões em lados opostos, que são accionados simultaneamente ao se aproximar de detritos no espaço. Com isso, o dispositivo permanece no lugar, mas altera parâmetros de órbita desses objectos”, explica o especialista.

Segundo ele, a eficiência da tecnologia depende da potência dos motores usados e do volume dos detritos em questão, um satélite desactivado podendo ser retirado de órbita, a princípio, em até 15 dias.

O TsNIIMash, sigla em russo para Instituto Central de Pesquisa e Construção de Máquinas, é um instituto subordinado e administrado pela Roscosmos e especializado no desenvolvimento de mísseis e motores para sistemas de defesa.
Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...