sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A NASA detecta um grande "buraco" na superfície do Sol que poderia afectar a Terra

La NASA detecta un enorme 'agujero' en la superficie del Sol que podría afectar a la Tierra (VIDEO)

Não é a primeira vez que a NASA regista este fenómeno espectacular que faz parecer que o sol começa a quebrar.

Os investigadores da NASA observaram uma enorme mancha escura no Sol que apareceu durante os passados dias 4 e 5 de Janeiro.

No seu site, a agência espacial publicou uma imagem animada do fenómeno, que mostra claramente uma grande mancha escura que parece rasgar a superfície do sol.

Este fenómeno peculiar, chamado "buraco coronal 'ocorre em áreas da coroa solar onde a densidade e da temperatura do plasma são cerca de cem vezes menor do que no resto da superfície.

Os buracos coronais aparecem em períodos de actividade solar mínima e após a sua formação a Terra sofre as chamadas de "tempestades magnéticas", que se fazem sentir em alguns dispositivos electrónicos, veículos espaciais, radiofrequências e observação de fenómenos atmosféricos, tais como as auroras boreais.

Na verdade, os especialistas acreditam que as fotografias próprias que mostram o buraco coronal pode ser afectada pela tempestade geomagnética, conforme relatado pelo jornal " Daily Mail ". Por tudo isto, prevendo tempestades geomagnéticas possíveis, não é muito fiável, embora se considere que a probabilidade de aparecer na Terra é muito alta.

Os cientistas classificaram o buraco como do grau "G2", o que corresponde a um nível moderado na escala de intensidade das tempestades geomagnéticas.

Tenha em mente que este tipo de buracos aparecem com frequência no sol. Em dezembro do ano passado, nós reflectimos sobre este mesmo assunto, a NASA também informou sobre outro fenómeno deste tipo.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...