segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Astrónomos filmaram 4 planetas orbitando um sistema solar alienígena

594555main_p1129ay 4x3_946 710
Imagem da HR 8799 (à esquerda) tomada pelo HST em 1998, imagem processada para remover a luz estelar dispersa (centro), e ilustração do sistema planetário (direita).
NASA / ESA / STScI / R. Soummer
Localizado a cerca de 129 anos-luz da Terra, na direcção da constelação de Pegasus é o sistema estelar relativamente jovem da HR 8799 .

A partir de 2008, quatro exoplanetas que orbitam foram descobertos neste sistema que - ao lado do exoplaneta Fomalhaut b - foram os primeiros a ser confirmados utilizando a técnica de imagem directa. E ao longo do tempo, o astrónomo chegou a acreditar que esses quatro planetas estavam em ressonância uns com os outros.

Neste caso, os quatro planetas orbitam sua estrela com uma ressonância 1: 2: 4: 8, significando que o período orbital de cada planeta está numa relacção quase precisa com os outros no sistema. Este é um fenómeno relativamente único, que inspirou uma estudante Jason Wang - de graduação de Berkeley patrocinado pela NASA Nexus for Exoplanet System Science  (NExSS) - para produzir um vídeo que ilustra a sua dança orbital.

Usando imagens obtidas pelo Observatório WM Keck ao longo de um período de 7 anos, o vídeo de Wang fornece um vislumbre destes quatro exoplanetas em movimento.

Como pode ver abaixo, a estrela central é apagada a luz reflectindo fora dos seus planetas pode ser vista. Embora não mostre os planetas completando um período orbital completo (o que levaria décadas e até séculos), ilustra maravilhosamente a ressonância que existe entre os quatro planetas da estrela.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...