quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Caranguejos-eremitas 'cor de caramelo' são descobertos nas Caraíbas

Resultado de imagem para species of hermit crab of the genus Pylopaguropsis Alcock

Os zoólogos descobriram uma nova espécie de caranguejos-eremitas nas águas das Caraíbas que são parecidos com balas de caramelo pela sua coloração e desempenham a função especial de "cabeleireiro" para enguias, limpando-as de parasitas.

Eis o que revela um artigo publicado na revista científica Zookeys.

"Esse caranguejo foi descoberto pela mergulhadora e fotógrafa submarina profissional Ellen Muller. Quando o vi, logo o chamei de 'palito de caramelo', por suas patas e corpo terem a mesma cor do doce tradicional americano. A própria Muller decidiu batizar o caranguejo em honra da sua neta Molly", conta Rafael Lemaitre do Museu Nacional de História Natural de Washington, EUA.

Caranguejos-eremitas representam uma espécie incomum de artrópodes marinhos que vivem dentro de conchas de mariscos mortos, em vez de em suas próprias.

Estes caranguejos desempenham um papel importante na vida de ecossistemas limpando o fundo marinho de detritos e criando formas especiais de simbiose com anémonas-do-mar, cujos pólipos os caranguejos colocam sobre suas conchas para se protegerem de peixes e outros predadores.

Ao estudar as fotos feitas por Muller perto da ilha de Bonaire, Lemaitre reparou em um caranguejo de cor invulgarmente viva que pertence ao género Pylopaguropsis e tem uma aparência muito diferente de qualquer um dos eremitas que habitam as Caraíbas.

Essa descoberta despertou o interesse do cientista e ele fez uma expedição ao mundo submarino da ilha na tentativa de apanhar alguns dessas espécimes misteriosas.

As observações de Lemaitre confirmaram que esse caranguejo é eremita, recebeu o nome de Pylopaguropsis mollymullerae e representa uma nova espécie de crustáceos.

O cientista afirma que serão necessárias novas pesquisas desta espécie para desvendar mais mistérios das suas particularidades únicas.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...