segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Dois grandes meteoros filmados no noroeste da Rússia

Two large meteors caught on camera in northwestern Russia (VIDEO)

Dois meteoros maciços caem na primeira grande chuva de meteoros de 2017 - as Quadrântidas - foram filmados por pilotos de carro no noroeste da Rússia.

As duas rochas espaciais luminosas foram filmadas por câmaras de painel em 3 de janeiro e 4 na região de Arkhangelsk, cerca de 1.200 quilómetros ao norte de Moscovo de acordo com a mídia local.


Os dois objectos nos vídeos parecem ser os representantes maiores das Quadrântidas, a chuva de meteoros anualmente observada no Hemisfério Norte entre 28 de dezembro e 7 de janeiro, quando a Terra passa por um cinturão de asteróides, de acordo com o Observatório de Pulkovo da Academia Russa de Ciências.


"Todos os anos, no início de janeiro, a Terra encontra a chuva de meteoros Quadrantids, e é provável que durante estes dias algum meteoro particularmente brilhante, chamado de bólido, possa cair", Sergey Smirnov, secretário de imprensa do Observatório disse, ao comentar sobre os vídeos para Life Notícias.

Ele observou que o flash brilhante visto nos vídeos realmente ocorre a uma altitude de cerca de 100 quilómetros, enquanto o próprio bolóide pode ser grande o suficiente para sobreviver a uma viagem através da atmosfera da Terra sem queimar-se e chegar à superfície da Terra.

A maioria dos meteoros não são visíveis ao olho humano. A Quadra é uma das mais fortes chuvas de meteoros do ano, mas os observadores podem ficar decepcionados, com as condições de visibilidade são raramente boas nesta época do ano, e a intensidade do pico de chuva é bastante breve, dura às vezes apenas algumas horas.

Os picos da chuva é geralmente na noite de 3 de janeiro a 4, quando os observadores podem ver até 200 meteoros por hora.

Enquanto a chuva é apenas detectável nas datas finais, objectos maiores ainda podem ser vistos a olho nu até 12 de janeiro.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...