terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi


Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

Anne Frank foi uma adolescente de origem judia morta pelos nazis, durante o Holocausto, o genocídio de judeus na 2.ª Guerra Mundial. A rapariga ficou conhecida após a publicação do seu diário, onde revelou os horrores que passou durante aquele período.

MICHAEL CONROY

Assim como Anne, Karoline nasceu em Frankfurt, em 1929. A equipa do Yad Vashem conseguiu descobrir a sua identidade através da data de nascimento inscrita na medalha. Os historiadores afirmam que até ao momento só encontraram duas medalhas deste género.

A pequena medalha triangular tem gravado num dos lados a expressão "Mazal Tov" (boa sorte ou parabéns) escrita em hebraico, a data de nascimento de Karoline e o nome da sua terra natal, Frankfurt.

IAA

No outro lado, está gravada a letra hebraica "Hay", frequentemente usada para representar o nome de Deus, e três Estrelas de David, símbolo associado ao judaísmo. O grupo de investigadores está a agora a tentar descobrir, através de familiares vivos, se as adolescentes se teriam conhecido.

O Yad Vashem e a Autoridade de Antiguidades de Israel estão a trabalhar em conjunto nas escavações ao campo nazi de Sobibor. A medalha foi encontrada no sítio que se acredita ter sido o local onde as vítimas se despiam e onde cortavam o seu cabelo, para depois serem enviadas para as câmaras de gás.

IAA

Até ao momento, foram encontrados um cordão com a Estrela de David e um relógio feminino, que provavelmente caíram através das tábuas, permanecendo enterrados desde então.

Karoline nasceu em Frankfurt, a 3 de julho de 1929. A rapariga foi deportada da cidade a 11 de novembro de 1941 para o gueto de Minsk. O gueto foi encerrado em setembro de 1943 e Karoline terá feito parte dos dois mil moradores enviados para Sobibor, onde a medalha ficou enterrada nos últimos 70 anos.

Os registos mostram que Anne Frank possuía uma medalha praticamente igual, a única diferença seria a data de nascimento.

"A medalha demonstra mais uma vez a importância da pesquisa arqueológica em antigos campos nazi de extermínio", disse o arqueólogo responsável pelas escavações, Yoram Haimi, à BBC. "A emocionante história de Karoline Cohn é um símbolo do destino dos judeus assassinados nos campos de extermínio. É importante contar essa história, de modo a que nunca nos esqueçamos dela."

Campo de Sobibor, Polónia

Mais de 250 mil judeus terão sido mortos em Sobibor, no leste da Polónia. Apesar de alguns locais funcionarem também como campos de trabalho forçado, Sobibor foi construído com apenas um objetivo: o extermínio de judeus.

Os militares nazis destruíram o campo em 1943, numa altura em que tentavam esconder os seus crimes. Desde então, câmaras de gás e plataformas de comboios já foram descobertas por arqueólogos.

Fonte: SIC Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...