terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O maior telescópio do mundo vai procurar alienígenas perto da Alpha Centauri

Estrela Alpha Centauri

O Observatório Europeu do Sul (OES) juntou-se ao projecto científico Breakthrough Initiative, disponibilizando o seu maior telescópio óptico VLT para busca de planetas e vida extraterreste perto do sistema estelar Alpha Centauri, revela a assessoria de imprensa do observatório.

Anteriormente, astrónomos do OES descobriram um planeta potencialmente habitável perto da estrela mais próxima da Terra, Proxima Centauri, que possui semelhanças com a Terra. 

Após esse achado, o programa científico Breakthrough Listen, iniciado há dois anos, intensificou a procura de vida extraterrestre. No momento actual, o programa conta com uns dos radiotelescópios mais potentes do mundo, inclusive o FAST na China e o seu "irmão menor" Arecibo em Porto Rico.

Em 9 de janeiro, Tim de Zeuv, director geral do Consórcio Astronómico Europeu, firmou acordo com o programa Breakthrough Initiatives. O acordo assegura a participação no projecto do maior telescópio óptico VLT do mundo – capaz de registar radiação infravermelha e luz visível.

Segundo Zeuv, a organização de Yury Milner concordou em financiar a modernização do espectrómetro VISIR, o que possibilitará o aumento de sensibilidade na faixa infravermelha e a possibilidade de detecção de planetas nas proximidades da Alpha Centauri

Encontrar planetas próximos a esta estrela é uma tarefa ainda impossível devido ao excesso de luminosidade irradiada por ela.

Como previsto, a experiência obtida após a modernização do espectrómetro facilitará a criação do aparelho METIS, que será usado no telescópio E-ELT em construção. E-ELT é o sucessor do telescópio VLT e será responsável pela busca e recolha de imagens de planetas parecidos com a Terra.

Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...