quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Vesta à vista: hoje é a melhor noite do ano para ver um asteróide a olho nu


Resultado de imagem para vesta

Vesta, a segunda rocha de maior massa no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, atingi o seu ponto mais próximo da Terra.

O asteróide Vesta, o segundo maior em massa no cinturão entre Marte e Júpiter pode ser visto hoje, com a ajuda de binóculos e até mesmo a olho nu .

Segundo o russo da agência de assuntos espaciais Roscosmos, hoje houve uma "oposição" que é o termo utilizado pelos astrónomos quando o planeta está alinhado entre o sol e outro corpo celeste em órbita exterior.

A rocha atingiu o ponto mais próximo da Terra, um pouco mais de 200 milhões de quilómetros. Mas encontrar o objecto não é fácil, por isso sugerimos que preste atenção às seguintes informações:
  • Vesta surge no horizonte a nordeste depois do sol , entre as constelações de Gêmeos e Caranguejo.
  • O asteróide vai permanecer visível durante toda a noite até o por do sol no horizonte oeste, pouco antes do amanhecer.
  • As principais referências para localizar o asteróide são as estrelas Castor e Pólux.
  • Deve ser observado em locais com baixa poluição luminosa, de preferência longe das cidades e não haja estruturas que obstruem o horizonte.
  • Apesar de ser o asteróide mais brilhante no sistema solar, é aconselhável usar binóculos ou pequenos telescópios para o ver.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...