terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A atmosfera da Terra tem mais iodo-131 e ninguém sabe porquê

La atmósfera de la Tierra tiene más yodo-131 y nadie sabe por qué

Uma pequena quantidade de radiação nuclear se estendeu por alguns países europeus e alguns meios de comunicação sugerem, que foi por culpa da Rússia .

Em meados de janeiro, cientistas de França e Finlândia detectaram um ligeiro aumento do isótopo radioactivo iodo-131 na atmosfera da Terra, mas essa quantidade não representa um perigo para a saúde humana.

O primeiro país que aumentou foi detectado na Noruega, embora não publicado qualquer informação. Posteriormente, as medições da Polónia, República Checa, Alemanha e Espanha também foram alteradas. 

É o iodo-131 é perigoso?

Sim, iodo-131 é um elemento químico radioactivo que é perigoso para a saúde humana. Regularmente ele aparece após a realização de testes nucleares e quando são produzidos acidentes envolvendo energia nuclear. Por exemplo, ele causou danos significativos após o desastre de Chernobyl e Fukushima .

Desta vez, os níveis aéreos destes países europeus voltaram ao normal e não há nenhuma razão para se preocupar, porque esse elemento semidesintegra, após cerca de oito dias.

Institut de Radioproteção et de Sûreté Nucléaire

Quem é o culpado?

Quando se divulgou este incidente, alguns meios de comunicação, incluindo 'The Daily Star', difundiu que a Rússia havia testado secretamente uma arma nuclear no arquipélago de Novaya Zemlya (Arkhangelsk, North-West District), uma zona onde têm havido diversas provas de tais armas.

No entanto, essas teorias de conspiração foram refutadas porque:
Sismólogos não registaram actividade.

Não há outros isótopos libertados para a atmosfera após o teste nuclear.

Um colaborador da Autoridade Norueguesa para a Protecção contra as Radiações (NRPA, sigla em Inglês) garante que a fonte do vazamento foi numa empresa farmacêutica na Europa Oriental, que usou o iodo-131 em tratamentos de cancro.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...