segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Como se trava uma nave que viaja a 13 mil km/s? Foi encontrada a solução


A descoberta pode possibilitar a exploração das galáxias mais próximas.

Por muito entusiasmante que seja a exploração de galáxia próximas com naves interestelares capazes de viajar a vários milhares de quilómetros por segundo, a comunidade científica precisou sempre de encontrar uma solução para os travões que seriam utilizados. Afinal, quando se viaja a mais de 13 mil quilómetros por segundo convém que haja uma forma de parar em segurança, nota o Science Alert.

Um grupo de investigadores do Instituo Max Planck para o Sistema Solar acredita que a solução mais viável é o uso de uma vela solar e da radiação e gravidade das estrelas da galáxia visitada para desacelerar a nave. Apesar de o conceito ainda estar em fase inicial de desenvolvimento, estima-se que a vela solar em questão teria cem mil metros quadrados.

Ainda que estejam entusiasmados com a perspetiva de construir uma nave interestelar com este tipo de tecnologia, os investigadores estão conscientes que há o problema do tempo que algo assim demoraria a desenvolver. “O conceito da nossa nova missão pode ter uma taxa alta de retorno científico mas apenas os netos dos nossos netos o receberiam”, pode ler-se no comunicado.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...