terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Descoberto buraco negro que 'almoça' com grande apetite

Buraco negro descoberto na galáxia

Os astrónomos encontraram, por acaso, um buraco negro incomum na constelação de Virgem que engole quantidades exorbitantes de matéria.

Eis o que revela o artigo publicado na revista Nature Astronomy.

O pesquisador da Universidade New Hampshire em Durham, Dacheng Lin, contou sobre esse achado curioso:

"Testemunhamos a agonia excitante e duradoura da estrela. Nos anos anteriores, estávamos buscando sinais e examinando dezenas de rupturas estelares, mas nenhum dos fenómenos era tão luminoso e demorado como esse", descreve.

Quando estrelas e outros objectos se aproximam do buraco negro, este os engole, mas por partes, lentamente, o que aumenta o brilho da estrela. Esse fenómeno pode ser observado durante meses graças ao atraso gravitacional do tempo nos arredores do buraco negro.

Segundo Lin, a sua equipe descobriu por acaso um dos buracos negros mais extraordinários ao observar o conjunto de galáxias NGC 5813 na constelação de Virgem, localizada a biliões de anos-luz da Terra. Com ajuda de telescópios, os cientistas descobriram mais uma galáxia, sendo esta mais próxima ao nosso planeta, SDSS J1500+0154, que actualmente está na etapa de formação estelar. Um buraco negro relativamente pequeno se encontra no seu centro, cuja massa excede a da Terra apenas em um milhão de vezes.

A luminosidade especial deste buraco negro chama a atenção dos astrónomos. Descobriu-se que o buraco esteve activo nos anos de 2011, 2008 e 2006 e que tem "almoçado" há mais de 11 anos os restos estelares, concluem cientistas.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...