sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Hansgrohe. Uma torneira revolucionária que poupa 2,6 mil milhões de litros de água por ano

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Teste com a nova tecnologia foi efetuado no hotel Paradise Park Fun Lifestyle de Arona, em Tenerife, nas ilhas Canárias.

A Hansgrohe, marca alemã de torneiras e soluções para a casa de banho, criou uma tecnologia sustentável que se fosse aplicada aos estabelecimentos de alojamento turísticos em Portugal poderia chegar a preservar 2,66 mil milhões de litros de água por ano.

Segundo a empresa, “este cálculo foi feito a partir de um teste piloto no Paradise Park Fun Lifestyle de Arona, em Tenerife, nas Canárias, que demonstrou que sua tecnologia EcoSmart permitiria a este hotel uma poupança anual de 6,5 milhões de litros de água e produzir 128.000 kg de CO2 (dióxido de carbono), o equivalente a percorrer 853,000 quilômetros de carro”.

A Hansgrohe acrescenta que esta iniciativa faz parte do programa EcoCheck da empresa, em colaboração com a empresa Chafiras, impulsionadora do projeto nas ilhas e responsável por envolver a Asociación Hotelera e Extrahotelera de Tenerife, Palma, La Gomera e El Hierro (Ashotel) e la Factoría de Innovación Turística de Canarias (FIT Canarias).

“Assim, verificou-se que no caso deste hotel com 376 quartos e com uma ocupação média de 96%, um banho de dez minutos representa um consumo de 100 litros de água, enquanto o limitador de fluxo caudal EcoSmart de Hansgrohe produz uma redução média de 50%. Além disso, também há uma poupança de energia de luz ou gás, uma vez que um menor volume de água exige menos recursos para aquecimento”, destaca um comunicado da empresa.

Supondo que as 53,2 milhões de dormidas observadas em 2015 em Portugal utilizariam esta tecnologia e obtiveram os mesmos resultados, os estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal poderiam consumir anualmente menos 2,66 mil milhões de litros de água por ano.

Luis Montes de Oca, diretor de marketing da empresa alemã refere que “desde o nascimento da Hansgrohe temos estado completamente ligados à água como o elemento natural que nos inspira, por isso, a poupança e o cuidado do meio ambiente são constantes no ‘design’ e na fabricação de nossos produtos”.

A nível económico, este teste traduz-se numa poupança para os estabelecimentos que utilizam a tecnologia EcoSmart podendo poupar 50% do custo do consumo de água e eletricidade.

A Hansgrohe explica que, por exemplo, no caso do Paradise Park Fun Lifestyle, o seu consumo de água anual ascende aos 22.336 euros e 85.351 euros em eletricidade, já com o sistema EcoSmart se reduziria para 11,168 euros e 42,675 euros, respetivamente.

Assim, a implementação deste sistema pode envolver uma poupança de cerca de 54 mil euros por ano, garante a Hansgrohe.

Ao longo dos seus 115 anos de história, a Hansgrohe SE, com sede na localidade alemã de Schiltach, na Selva Negra, consolidou-se no setor dos produtos para a casa de banho, com a produção de chuveiros, torneiras e sistemas de duche.

A empresa já se associou a projetos de prestígio como o luxuoso transatlântico Queen Mary II; o terminal 5 do aeroporto de Healthrow; a torre Burj Khalifa no Dubai, a mais alta do mundo; a chancelaria alemã em Berlim; os luxuosos apartamentos Yoo em Nova Iorque; e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Masdar em Abu Dabi.

Atualmente, o Grupo Hansgrohe conta com mais de 4.000 empregados em todo o mundo, aproximadamente 40% dos quais trabalham em unidades no exterior da Alemanha, como França, Países Baixos, Estados Unidos e China.

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