quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Hoje um asteróide passa de 'raspão' pela Terra e pela Lua


É a quarta vez desde que o ano começou que um corpo celeste passa próximo do nosso planeta.

Será hoje a meio do dia que o asteróide 2017 BS32 passará entre a Terra e a Lua, naquela que será mais uma passagem de ‘raspão’ pelo nosso planeta. Na verdade, esta é a quarta passagem de grande proximidade feita por um corpo celeste desde o início de 2017.

Como conta o Cnet, inicialmente os astrónomos julgaram que estes asteróides estavam relacionados mas, após uma observação mais cuidada, foi concluído que se trata apenas de uma coincidência. “Quando analisámos as órbitas de cada um dos asteróides não descobrimos qualquer correlação entre eles, o que mostra claramente que não estão associados. Ficámos então com a opinião que são pura coincidência. Dito isto, ainda nos surpreendem quando os vemos”, conta o astrónomo do Observatório Slooh, Paul Cox.

Apesar do tamanho dos asteróides que têm recentemente passado pela Terra não inspirar cuidados de maior, a verdade é que estes corpos celestes foram notados a poucos dias de distância da sua passagem. Este facto torna ainda mais necessário a criação de um sistema de observação mais desenvolvido e, quem sabe, de um sistema de defesa que permita contrariar ameaças de forma mais eficaz.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...