quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Investigadores detectam asteróide horas antes de passar entre a Terra e a Lua


Resultado de imagem para Investigadores detectam asteróide horas antes de passar entre a Terra e a Lua

O 2017 BH30 é um asteróide que mede entre seis e sete metros de diâmetro e que passou entre a Terra e a Lua, mas só foi detectado umas horas antes.

O asteróide passou a uns meros 65 mil quilómetros da Terra, entre o nosso planeta e a Lua, que orbita a 383 mil quilómetros. Apesar do seu reduzido tamanho, uma colisão com a Terra poderia ter causado um impacto considerável. O asteróide de Chelyabinsk, de 2013, media 20 metros e causou uma explosão espectacular e mais de mil pessoas foram feridas com os estilhaços causados pelo impacto.

O 2017 BH30 foi detectado na madrugada de 30 para 31 de janeiro por astrónomos do Catalina Sky Survey, no Arizona, apenas algumas horas antes de passar por nós. Este corpo está numa trajectória que lhe faz passar a 3,84 AU no ponto mais distante e 0,81 AU no ponto mais próximo, sendo que AU é a distância entre a Terra e o Sol, explica o ExtremeTech.

Para um asteróide poder ser considerado perigoso para o planeta, os astrónomos dizem que terá de ter pelo menos um quilómetro de diâmetro, embora se tiver algumas centenas já poderá causar um impacto grande.

Os investigadores já detectaram cerca de 15 mil objectos a fazer estas “razias” ao planeta nos últimos tempos.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...