quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Não é um leão nem um tigre: Czar é um ligre


Híbrido nasceu num jardim zoológico itinerante no sul da Rússia a 11 de novembro.

Com uma mãe Princesa e um pai César não é de estranhar que o filho tenha sido batizado de Czar. O estranho não é o nome, é o animal de que se fala: um ligre, que mais não é do que um híbrido entre um tigre-fêmea e um leão.

Czar, que tem o pelo bege como os leões mas está coberto de riscas como os tigres, nasceu num zoo itinerante no sul da Rússia, na região de Rostov-sobre-o-Don, a 11 de novembro. A mãe teve dificuldades no parto (teve três crias, mas só Czar sobreviveu) e não o pode amamentar, pelo que o pequeno ligre é alimentado a biberão pelos tratadores, contou à AFP o diretor do zoo, Erik Aïrapetian. Todos os dias, bebe cerca de um litro de leite de cabra, pesando ainda apenas cinco quilos.


"Os híbridos como ele são muito raros e geralmente são mais frágeis que as crias de leões ou de tigres normais", indicou à agência francesa o investigador do Museu de Darwin em Moscovo, Dmitri Milosserdov, acrescentando que os machos de ligre são estéreis. "Mas se cuidarmos bem dele, pode viver muitos anos", acrescentou.

"Nós ocupamo-nos todos dele, estamos muito orgulhosos deste pequeno tesouro. Ele é único, o nosso leão às riscas", disse Aïrapetian, indicando que haverá menos de 20 em todo o mundo.

Mas como é que este híbrido nasceu? O diretor do jardim zoológico contou que Princesa e César vivem há muitos anos em jaulas vizinhas e estavam "habituados um ao outro". Quando a tigre-fêmea ficou com o cio, e diante do facto de que não tinham um tigre no zoo, resolveram colocá-los no mesmo espaço. "Arriscámos abrir o fecho entre as duas jaulas e vendo que tudo corria bem, corremos o risco de os deixar juntos", acrescentou.

Os ligres, como os tigreões (cruzamento entre um tigre macho e uma leoa), só podem nascer em cativeiro. "Só se cruzam na Índia e ali os períodos de cio são muito diferentes", contou Milosserdov. Mas podem atingir um tamanho maior (400 quilos) do que o tigre (cujo peso máximo ronda os 300 quilos) ou um leão (250 quilos).

O ligre Hércules está no Livro dos Recordes do Guinness

O ligre Hércules foi considerado em 2013, pelo Livro de Recordes do Guinness, como o felino maior do mundo. Media então 3,33 metros de comprimento, 1,25 de altura e pesava 418,2 quilos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...