quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Notícia que circula nas redes sociais sobre meteoro que caiu na costa do RS é de 2016

Notícia que circula nas redes sociais sobre meteoro que caiu na costa do RS é de 2016 Reprodução/
Bom Dia Rio Grande noticiou o facto em fevereiro do ano passado
Assunto foi bastante compartilhado no Facebook nesta terça-feira

A notícia sobre um meteoro que chegou a 30 quilómetros acima do Oceano Atlântico, a mil quilómetros da costa do RS, ganhou força no Facebook nesta terça-feira. No entanto, o fato ocorreu há quase um ano, no dia 6 de fevereiro de 2016, Na época, ZH fez registo do ocorrido.

Na ocasião, foi liberada uma energia equivalente a 13 mil toneladas de TNT — quase a mesma energia usada na primeira bomba atómica que destruiu Hiroshima em 1945.

Para se ter uma ideia da altura da queda do meteoro – 30 quilómetros acima do Oceano Atlântico – isso equivale a três vezes mais do que costuma voar um jato comercial. Thaisa Bergmann, chefe do grupo de pesquisa em astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que esse tipo de fenómeno ocorre porque, ao ingressar na atmosfera, acontece um super aquecimento do material rochoso, que, por sua vez, se desintegra, gerando a explosão.

Na semana passada, astrónomos desmentiram boatos sobre a colisão de um asteroide com a Terra. A Sociedade Astronómica Brasileira (SAB) chegou a emitir uma nota para negar o boato a respeito de que a suposta colisão causaria o fim do mundo. No texto, a SAB informou que não havia fundamento científico para a notícia.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...