quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Nova técnica cria material mais duro que diamante a partir de óleo


A técnica poderá reduzir em muito os custos de fabrico do grafeno.

O grafeno tem sido um dos materiais mais elogiados entre a comunidade científica, com a flexibilidade com que pode ser manipulado e a grande resistência a serem pontos-chave para o apontar como uma solução para várias indústrias. Uma nova técnica de fabrico poderá tornar este material suficientemente barato para que possa ser utilizado num futuro breve.

Mais impressionante que baixar os custos é o facto de o grupo de cientistas australianos responsável pela descoberta ter conseguido criar grafeno a partir de óleo de cozinha.“Este processo com ar ambiente para o fabrico de grafeno é rápido, simples, seguro e potencialmente escalável e ‘amigo’ de integração. Esperamos que nossa tecnologia única reduza em muito o custo da produção de grafeno e melhore a absorção em novas aplicações”, terá dito um dos investigadores, Zhao Jun Han, de acordo com o Science Alert.

Para ter uma ideia da utilidade do grafeno, em testes anteriores descobriu-se que baterias que façam uso deste material têm uma autonomia 25% maior que as atuais. A ser aplicado em outras áreas, o grafeno poderá ser ainda mais útil para a vida quotidiana.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...