terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Telescópio Hubble mostra morte de uma estrela como o Sol

Calabash Nebula

Fenómeno raríssimo foi registado e mostra a explosão e o fim de uma estrela. Surgiu assim uma nebulosa que os astrónomos chamam de "ovo podre", dadas as quantidades de enxofre libertadas

O telescópio Hubble, construído pela agência norte-americana NASA com contributos da congénere europeia, capturou a morte de uma estrela semelhante ao Sol e a sua transformação numa nebulosa.

O fenómeno raramente observado pelos astrónomos foi fotografado e mostra a estrela moribunda em rápida transformação, passando do que costumam chamar de uma "gigante vermelha" para uma nebulosa planetária.

Da explosão resultou a nebulosa Calabash, que deixou nuvens de gás e poeira nas suas imediações. A foto divulgada mostra o gás amarelo que foi projetado a uma velocidade próxima de um milhão de quilómetros por hora.

De acordo com a informação divulgada pela Agência Espacial Europeia, a transição entre a estrela e a nebulosa ocorre de forma suficientemente rápida, em termos astronómicos, o que implica a dificuldade em se obter registos visuais de situações anteriores.

Os astrónomos alcunharam a nebulosa Calabash, situada na constelação Puppis, de "ovo podre", dada a imensa quantidade de enxofre que foi expelida.

O fenómeno registado pelo telescópio Hubble ocorreu a cerca de cinco mil anos-luz da Terra.

Sabendo-se que a medida tem por base a distância percorrida pela luz no vácuo - que é de trezentos mil quilómetros por segundo, ou seja, sensivelmente a distância da Terra à Lua - e que o ano juliano tem 365,25 dias, um “ano-luz” equivale a 9 460 730 472 580,8 quilómetros.

Em conclusão, a nebulosa está a uma distância de cinco mil vezes nove biliões e meio de quilómetros. É fazer as contas...

Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...