sábado, 4 de fevereiro de 2017

Um estranho objecto move-se dentro de nuvens de gás interestelar a 120 quilómetros por segundo

Un extraño objeto se mueve dentro de las nubes de gas interestelar a 120 kilómetros por segundo

Os cientistas chamam de Bala e acreditam que poderia ser formado a partir de um buraco negro errante, desconhecido até agora.

Astrofísicos da Universidade de Keio (Japão) encontraram um objecto estranho movendo -se no espaço dentro das nuvens de gás interestelar a uma velocidade de 120 quilómetros por segundo. Os cientistas chamam-no de Bala e acreditam que poderia ser formado a partir de um errante buraco negro, até agora desconhecido, encontrado nos confins da Via Láctea, de acordo com um comunicado no site do observatório Nobeyama.

É difícil localizar os buracos negros com telescópios, pela simples razão de que eles são completamente pretos. Mas, em alguns casos, os buracos negros causam efeitos visíveis. Por exemplo, se um buraco negro tem uma estrela companheira, o gás que flui para o buraco redemoinhos em torno deste em forma de disco. Este disco é aquecido devido à enorme força gravitacional do buraco negro e emite radiação intensa.

Uma equipa de investigação liderada por Masaya Yamada e Tomoharu Oka, usaram alguns telescópios no Chile e no Japão para estudar uma nuvem molecular formada pela supernova remanescente W44, localizada a 10.000 anos-luz da Terra.

Há, dentro dessas nuvens de gás que sobraram da estrela, onde é detectada esta matéria estelar que acelera rapidamente e cuja energia cinética é dezenas de vezes maior do que poderia ser obtido durante a explosão de uma estrela em condições normais.

Estudos teóricos estimam que a Via Láctea abriga entre 100 milhões e 1 bilião de buracos negros, até agora apenas se conseguiu localizar cerca de sessenta.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...