quarta-feira, 8 de março de 2017

Adolescente encontra avião da II Guerra Mundial e o cadáver do piloto


Dinamarquês de 14 anos estava à procura de objetos para um trabalho da escola

Daniel Kristiansen, um dinamarquês de 14 anos, e o seu pai, Klaus, descobriram, na sua quinta, os destroços de um avião alemão da Segunda Guerra Mundial, juntamente com o cadáver do piloto.

A descoberta aconteceu em Birkelse, no norte da Dinamarca. "Fomos para o campo com um detetor do metais. Esperávamos encontrar alguns pratos ou outra coisa velha para o Daniel mostrar na escola", disse Klaus à CNN. Daniel precisava de fazer um trabalho escolar.

Em vez de pratos, encontraram bocados de um avião. O passo seguinte? Pedir uma escavadora emprestada ao vizinho e escavar cerca de oito metros.

"Primeiro apenas encontrávamos fragmentos de metal, mas depois começaram a vir pedaços de roupa e ossos. Foi como abrir um livro", acrescentou o pai de Daniel.

Klaus recordava ainda uma história, que o avô lhe contara, sobre um avião que caíra naquela região durante a Segunda Guerra Mundial. "Era novembro ou dezembro de 1944", diz. Recorda-se ainda de o avô dizer que, quando o avião se despenhou, estava a fazer bolachas com a avó. "Pensámos que era apenas uma boa história", acrescenta. O avião teria sido recolhido, na altura, pelos alemães.

Mas, afinal, continuava ali: trata-se de um avião de guerra Messerschmitt, garante o superintendente da polícia local, Karsten Kristensen.

O curador do museu local, que agora detém os pertences do piloto e os destroços do avião, acredita que a equipa que lidera conseguirá em breve identificar o homem aos comandos.

"Encontrámos os documentos do piloto", afirma Torben Sarauw que também é o responsável do departamento de arqueologia no museu. Sarauw acredita que o piloto tinha descolado de uma base de treinos nazi em Aalborg, uma cidade nos arredores de Birkelse. Foi descoberto o fato do piloto, um chapéu e três preservativos. A carteira, que continha duas moedas dinamarquesas, continha vales de refeição para a cantina da base de Aalborg.

"É uma descoberta bastante especial", disse Torben Sarauw, que acredita que nada deste género tinha acontecido até hoje na Dinamarca.

Klaus Kristiansen, por sua vez, espera que familiares do piloto possam ser localizados. "Talvez ele possa ter um funeral", afirma.

A embaixada alemã já foi informada da descoberta.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...