quarta-feira, 1 de março de 2017

China planeia enviar sondas espaciais a três asteroides

Resultado de imagem para China planeia enviar sondas espaciais a três asteroides

As autoridades chinesas planeiam enviar sondas espaciais para estudar os movimentos de três asteroides e aterrar num deles para recolher amostras, informou hoje a imprensa oficial.

Ji Jianghui, investigador do Observatório Montanha Púrpura, da Academia de Ciências da China, revelou estes planos, com que os cientistas aspiram a conhecer melhor as características dos asteroides e estudar a sua formação e evolução para compreender as origens do sistema solar e da vida na Terra.

"O plano dos especialistas é que uma sonda voe próximo de um asteroide, voe próximo de outro asteroide durante algum tempo e aterre num terceiro, para desenvolver análises de amostras na superfície", afirmou Ji.

A prioridade dos cientistas nestas missões é detetar asteroides próximos da Terra, para calcular as probabilidades de colisão com o nosso planeta.

"A China enviará a sonda lunar Chang E-5 à Lua e trará de volta amostras este ano. Se essa missão for bem-sucedida significa que a China, como o Japão, serão capaz de trazer amostras de asteroides para as estudar em laboratórios na Terra", afirmou Ji.

A China espera enviar outra sonda ao lado oculto da Lua, em 2018, e prevê também levar a cabo, em 2020, a sua primeira missão de exploração a Marte, que aterrará no planeta vermelho e recolherá amostras geológicas do terreno que trará posteriormente à Terra.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...