domingo, 26 de março de 2017

Conheça a turbina eólica que não precisa de hélices


Uma turbina eólica chamada Vortex veio para mudar o mundo da energia renovável. O equipamento foi criado pela empresa espanhola Vortex Bladeless. A proposta é mudar o modo de geração de energia eólica. O equipamento não possui hélices, e é parecido com um “canudo gigante.

Mesmo sem as hélices, o Vortex consegue transformar brisas de ar em energia, mas de maneira diferente. Em vez de usar o movimento circular que as pás fazem, a nova turbina utiliza a chamada vorticidade, um efeito aerodinâmico que produz o padrão de vórtices giratórios. O formato do Vortex foi desenvolvido para garantir que os ventos giratórios percorram, em sincronia, toda a expansão do mastro, de modo a obter uma boa performance.

A turbina é feita de fibra de vidro e fibra de carbono, que permite que vibre o máximo possível. Na base do cone, foram colocados dois imãs repelentes, que agem como um motor não elétrico. Quando o cone oscila para um lado, os imãs o puxam para outra direção, como um pequeno impulso no seu movimento sem precisar contar com a velocidade do vento. Essa energia cinética é então convertida em eletricidade por um alternador que multiplica a frequência da oscilação do mastro para melhorar a eficiência da obtenção de energia. O novo modelo, além de silencioso, é mais seguro para os pássaros.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...