sexta-feira, 17 de março de 2017

Diamante gigantesco de 706 quilates é encontrado na Serra Leoa

Lesedi la Rona de 1109 quilates é o maior diamante descoberto em mais de um século e o maior diamante bruto existente hoje.

Um pastor encontrou um enorme diamante de 706 quilates numa mina no leste da Serra Leoa – possivelmente a 10ª maior pedra já encontrada, afirmam especialistas.

O diamante foi extraído pelo pastor Emmanuel Momoh, um minerador artesanal, enquanto trabalhava nas minas na região rica em diamantes de Kono. De acordo com a lei, Momoh tem o direito a um pouco menos de 4% do custo do diamante, que o governo pretende avaliar e exportar.

A pedra maciça ainda tem de ser avaliada, mas espera-se que valha milhões. O especialista em diamantes norte-americano, Paul Zimnisky, disse à agência AFP que, uma vez que a qualidade da gema for avaliada, poderia entrar na lista dos 10 ou 15 maiores diamantes.

O diamante foi apresentado ao presidente do país Ernest Bai Koroma na quarta-feira (15), antes de ser colocado num cofre do Banco Central de Freetown.

Koroma enfatizou a importância de vender o diamante na Serra Leoa e garantiu que o processo de venda será transparente.

O ministro de Minas Minkailu Mansaray disse à AFP que a participação do governo será usada para financiar projectos de desenvolvimento em todo o país. Entretanto, alguns cidadãos estão cépticos quanto aos benefícios possíveis da incrível descoberta:

"Os diamantes anteriores não beneficiaram as pessoas e eu me pergunto como esse novo diamante fará a diferença", disse Jeneba Kallon, uma funcionária pública. 

© AFP 2017/ SAIDU BAH
Diamante de 706 quilates é encontrado em uma mina no leste da Serra Leoa. março, 16, 2017

A guerra civil de dezena de anos da Serra Leoa foi alimentada pelo comércio dos chamados "diamantes de sangue", resultando em mais de 120.000 mortes e enormes custos sociais e económicos para a nação.

Em 2015, um diamante de 1.111 quilates foi descoberto numa mina no Botswana — o maior encontrado em mais de um século. A gema, entretanto, cede o 1º lugar ao famoso diamante Cullinan, de 3.106 quilates.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...