segunda-feira, 27 de março de 2017

“Excêntrica” e “megalómana”: Vem aí uma cidade como nunca viu


Uma cidade abandonada, já considerada uma das piores para viver, está a ser reconstruída praticamente do zero. A reportagem do The Guardian só tem adjetivos para Lanzhou New Area.

Um lago artificial construído num solo árido, mais de 640 quilómetros de estrada e dezenas de arranha-céus. Este é um pequeno vislumbre do que vai ser uma cidade que a China está a construir.

O The Guardian conta a história de uma terra que não tem nada, mas que está a ser construída para renascer como uma fénix renasce das cinzas. O governo chinês quer apostar seriamente na cidade que se chama Lanzhou New Area, que fica a oeste de Pequim, para atrair mais pessoas para o interior do país e “aliviar” as cidades mais lotadas.

Aquele pedaço de terra já foi considerado como um dos piores sítios para se viver, uma vez que a poluição do ar, água e solo é enorme.

Mas não vão haver apenas casas. O projeto inclui várias réplicas de monumentos, como a Grande Muralha da China, e ainda um parte de diversões chamado “Dinosaur Kingdom” (Reino dos Dinossauros), onde os turistas e habitantes poderão ter uma experiência à “Jurassic Park”.

Os planos apontam para que em 2020, a nova área de Lanzhou tenha cinco hospitais, 75 escolas e creches, e um PIB de 100 mil milhões de yuans (11,8 mil milhões de dólares). Em 2030, haverá um milhão de residentes e prevê-se que o PIB quase triplique, para 270 mil milhões de yuans.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...