quarta-feira, 1 de março de 2017

NASA alerta que Califórnia poderá afundar-se

Resultado de imagem para california

Observações da NASA constataram que vastas áreas da Califórnia estão afundando-se a ritmos extremamente rápidos.

Os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA (JPL) examinaram e compararam imagens captadas por meio de interferometria por radar de abertura sintética (InSAR) e chegaram a essa conclusão: algumas áreas do vale de São Joaquim estão afundando-se.

Os autores da pesquisa acreditam que este processo poderia ter sido causado por bombeamento submarino excessivo. O nível de algumas zonas da Califórnia baixou em cerca de oito metros no decorrer do século passado.

© FOTO: EUROPEAN SPACE AGENCY/NASA-JPL/CALTECH/GOOGLE EARTH
Mapa de subsidência total da vale Joaquin Valley, na Califórnia, EUA

Cabe mencionar que a Califórnia sofre de seca histórica que começou há alguns anos, o que agrava o problema. Os especialistas detectaram duas localidades com subsidência das camadas do solo, próximas às cidades de Chowchilla e Corcoran, cada uma com uma área de centenas de quilómetros quadrados que se alarga e se torna mais profunda. Durante o ano passado, o nível do solo em Chowchilla diminuiu em cerca de 400 centímetros.

"Enquanto nós podemos ver o impacto da chuva sobre a subsidência, sabemos que temos enfrentado um défice de água subterrânea por certo período de tempo, por isso muito tempo deverá passar para que aqueles reservatórios possam encher", informou Tom Farr, co-autor da pesquisa realizada pelo laboratório.

William Coyle, diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia, explica que os ritmos actuais de subsidência prejudica a infraestrutura que serve milhões de pessoas.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...