sexta-feira, 3 de março de 2017

Noruegueses serão os primeiros a navegar debaixo de montanhas (FOTOS, VÍDEO)

O túnel de Stad na Noruega

Conhecida pelos seus inúmeros fiordes e ilhas montanhosas, a Noruega está pronta para construir o primeiro túnel do mundo para barcos a fim de facilitar o tráfego marítimo. Este túnel pode se tornar uma ponte de interesse turístico.

Depois da revisão minuciosa do projecto durante décadas, a Noruega parece finalmente estar disposta a financiá-lo, relata a emissora norueguesa NRK. Nesta semana, o governo norueguês e os partidos afiliados prometeram viabilizar verba para execução do projecto ambicioso, que utilizará uma parte dos milhões de euros, destinados a obras públicas de transporte do país.


​Segundo o político norueguês Bjorn Lodemel, esse dia é "histórico".

"[O túnel] vai permitir fazer viagem segura em torno de Stad [uma península norueguesa], criando uma base para o desenvolvimento industrial da região e tornando a região num ponto turístico mundial", disse Bjorn Lodemel à NRK.

O túnel de 45 metros de altura, 36 metros de largura e 1,7 km de extensão será o primeiro do mundo em rocha sólida que pode acomodar navios de até 16.000 toneladas.

Mesmo que o túnel de Stad não minimize em horas o trajecto em relação a uma rota em torno da península, a construção não será em vão. A península de Stad é conhecida pelo seu mau tempo e pelas tormentas que criam obstáculos para o tráfego marítimo. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, nessa área foram registados 46 acidentes e 33 mortos.

A primeira proposta da construção foi apresentada em 1874, sendo guardada numa caixa por um século.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...