quarta-feira, 15 de março de 2017

Os passos que deve dar para garantir segurança e privacidade online


Todos os seus dispositivos apresentam vulnerabilidades que, mesmo que não sejam 100% mitigadas, podem combatidas.

Pode pensar que é alarmista que lhe digam que todos os seus passos online são vigiados mas, se as recentes informações divulgadas pela WikiLeaks são alguma indicação, é provável que a sua vida não tenha qualquer segredo.

A situação é tornada pior pelo facto de praticamente todos os dispositivos eletrónicos de sua casa ligados à internet apresentarem vulnerabilidades. Smartphones, tablets, computadores, televisões e até aplicações… todos eles apresentam vulnerabilidades pelo que nunca pode ter como garantido que a sua privacidade está garantida, nota o New York Times.

Ainda que seja difícil (senão praticamente impossível) manter olhares indiscretos afastados dos seus dispositivos eletrónicos e informações pessoais, há certas atitudes que pode tomar para tentar pelo menos dificultar essa vigilância. Abaixo pode ficar a conhecer alguns passos que pode e deve tomar para garantir a sua privacidade.

Não evite atualizações

Sim, as atualizações demoram tempo a serem completadas, tempo esse em que está impedido de aceder ao smartphone, tablet, portátil, routers ou aplicações de mensagens.

No entanto, esta é a única forma que tem de garantir que tem instalada a última versão do software e usufrui das últimas medidas de segurança dos developers. Reserve um momento do dia para fazer todas as atualizações dos seus dispositivos eletrónicos de modo a garantir que tem tudo nos conformes.

Diga adeus ao ‘standby’

As informações da WikiLeaks referiam que as televisões são também um meio das agências de informação como a CIA adquirirem dados sobre os cidadãos.

Tal como outros dispositivos eletrónicos, a sua televisão deve estar atualizada mas porque não ir mais longe? Desligue-a da tomada e assim certifica-se que é impossível ter acesso ao equipamento.

Deixe de usar serviços abandonados

O facto de uma aplicação estar disponível para determinados sistemas operativos não quer dizer que os developers a mantenham atualizada. Determinados serviços como o Internet Explorer da Microsoft não estão ser apoiados no que diz respeito a medidas de segurança.

O mesmo diz respeito a sistemas operativos antigos como o XP ou o Vista, pelo que é urgente que se mantenha a par de smartphones, sistemas operativos, aplicações e serviços correntes.

Não aceda a qualquer ligação Wi-Fi

Desconfie de redes públicas. Por estarem acessíveis a qualquer pessoa tornam-se mais vulneráveis a ataques e os smartphones ligados a elas ficam mais suscetíveis a ataques. Em dúvida, use os seus dados móveis.

Use apenas apps em que confie

Qualquer aplicação instalada no seu smartphone tem acesso a alguma espécie de dados pessoais. Algumas requerem mais acessos que outras mas será que pode confiar numa aplicação criada do outro lado do mundo e descarregada por vias não-oficiais? Seja criterioso com as aplicações que instala no seu dispositivo móvel uma vez que não sabe as formas como atuam.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...