sábado, 11 de março de 2017

Se já usou o Sync.ME pode estar exposto

As pessoas desconhecem o que estão a transmitir com o Sync.me

Quem nunca usou o Sync.ME para sincronizar as fotos dos contactos do Facebook com os respectivos números de telefone armazenados no próprio smartphone?

Pois bem, não é só o Facebook que sabe demasiado sobre nós, este serviço bastante útil também sabe e está a expor informações associadas ao vosso número em consulta pública.

O Sync.ME para funcionar tem de enviar os contactos de quem usa este serviço para o servidor (1*) e, através do API do Facebook (Graph API), procura os contactos que estejam ligados à conta do utilizador e que tenham os respectivos números associados. Dessa forma o serviço consegue estabelecer ligação entre o perfil com o número e recolher a imagem do contacto no facebook, além de outras informações.

Para ser mais perceptível, a imagem seguinte mostra como atua este serviço usando os servidores do Facebook (2*). Após submetidos os dados, o facebook devolve mais informação:

Claro que para o Sync.ME conseguir descobrir o perfil do Facebook ou de outra rede social através do número, é necessário que tenhamos o nosso número associado (na rede social), além disso tem de estar ativa a opção de ser possível encontrarem-nos através do nosso número de telefone (e está por defeito e não pode ser desactivada), opção essa desconhecida pela maioria das pessoas que usam o Facebook.


Como muitas outras pessoas, nós também testamos e usamos o Sync.ME para facilitar a sincronização das fotos de perfil das redes sociais com os contactos no telemóvel. Após termos conhecimento desta situação, pesquisamos pelo nossos número no site da Sync.ME e deparamos-nos que para além de ser possível pesquisar, dá possibilidade, através de uma conta Premium, do acesso à localização e ao nosso perfil do Facebook (no nosso caso).


Estas informações são usadas no serviço de identificação de chamada do Sync.ME, que nos dá a possibilidade de saber por exemplo a origem ou o tipo de chamada. No entanto, as informações como localização baseada na rede, perfil de rede social, etc, não deveriam estar disponíveis para consulta pública.

Se esta exposição vos preocupar e pretenderem remover os dados associados ao vosso número no Sync.ME, devem visitar o seguinte link. Preencham o formulário com o primeiro e último nome, email e o vosso número (depois de escolherem o país) e cliquem no botão Submit. Este processo é do mesmo género do protocolo de esquecimento da Google:

Depois de fazerem este processo, voltem a pesquisar pelo vosso número aqui, e já poderão verificar que já nenhuma informação está associada para além do país.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...