sexta-feira, 24 de março de 2017

Sites com HTML5 podem fazer tracking do teu computador – consulta aqui como impedir isso

Resultado de imagem para HTML5

Hoje em dia, falar de tracking numa era pos-Snowden é por vezes revoltante. Depois de tudo o que Snowden, Manning e outros fizeram, continuamos a ter sistemas disponíveis livremente na Internet que nos espiam sem muitas das vezes o sabermos.

HTML5 Canvas Fingerprint é o nome dado a uma solução web, criada com HTML5 (a mais moderna tecnologia para “mostrar” websites a um browser) que, podendo ser muito boa, é também muito má.

O uso uso desta tecnologia permite que o teu computador e o teu browser tenham um tracking de coisas como o ponteiro do teu rato, que hardware usas, entre outras coisas.

Felizmente, há quem queira e goste de se proteger e crie ferramentas para isso mesmo. Esta é uma ferramenta que deves ter instalada no teu browser para tua própria segurança.

Conforme podes ver neste artigo da Wikipedia, o HTML5 Canvas Fingerprint esteve muito na moda quando este paper saiu, e se ficou a saber de todo o potencial desta ferramenta. Neste estudo viu-se que em 2014 existiam mais de 5 mil sites a fazer o tracking das pessoas que os visitavam. Hoje são muitos mais, incluindo sites como o Twitter.

Como me posso defender?

É simples defenderes-te contra este método de te “espiar”. Basta instalares extensões para o teu browser. Ora vamos lá:
  • Para Chrome tens o Canvas Defender: quando instalado, ele mostra-te uma “chave” única e permite-te seres “único” na Internet, ou pelo menos no método em que te espiam. Isso impede os sites de te compararem com outras “pessoas” e poderem saber qual é o hardware que usas ou que movimentos do rato fazes.
  • Para FireFox tens o Canvas Fingerprint Blocker: este funciona de forma diferente e avisa-te cada vez que te “tentarem” espiar, tens como exemplo este post no Twitter de uma pessoa que tentou aceder ao Twitter e o addon para FireFox lhe disse que podia ser espiado e foi bloqueado o HTML5 Canvas Finderprint.
Assim estás mais protegido. E ainda bem, certo?

Para mais informações ou para testares a vulnerabilidade, consulta este site.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...