segunda-feira, 20 de março de 2017

Tactical Air Control Party da Força Aérea Portuguesa

JTAC (Joint Terminal Attack Controller). TACP (Tactical Air Control Party)

Também conhecidos em Português como Destacamento de Controlo Aéreo Tático ou até mesmo por Controladores Aéreos Avançados, TACP (Tactical Air Control Party) é a sua designação oficial. 

Esta unidade da Força Aérea Portuguesa foi implementada em Portugal em 1996 (comemorou em 2016 os seus 20 anos de existência) e poderá ser descrita como um conjunto de pequenas equipas (na sua versão base atual com 2 militares, podendo no entanto variar em tamanho, dependendo da unidade terrestre que apoiam ou da missão para que são requisitados) que providenciam a desconflitualização de espaço aéreo em áreas de operação remotas, com o objetivo de guiar aeronaves de combate contra alvos planeados e/ou ameaças em franca proximidade das forças amigas.

Resultado de imagem para Tactical Air Control Party Portugal

Estas equipas desenvolvem as suas ações à volta do militar com a qualificação de JTAC (Joint Terminal Attack Controller). 

Este militar executa o guiamento de aeronaves de combate de asa fixa ou rotativa, a partir de uma posição avançada no terreno, em franca proximidade com forças inimigas, integrando o armamento aéreo com o fogo e movimento das unidades terrestres, sendo estas ações aéreas designadas como Apoio Aéreo Próximo (CAS – Close Air Support). 

Esta designação de JTAC, anteriormente era mais conhecida como FAC (Forward Air Controller), no entanto em algumas Forças Armadas ainda é esta a sua designação oficial. Em Portugal, uma equipa TACP de 2 elementos é constituída por um JTAC e por um Operador de Sistemas, podendo ser sempre reforçada por um Air Liaison Officer (ALO), Oficial de ligação à força apoiada.

Resultado de imagem para Tactical Air Control Party Portugal

TACP já esteve nos seguintes Teatros de Operação:
1. Bósnia e Herzegovina em 1996 e 1997 (SFOR);
2. Kosovo de 1999 a 2002 (KFOR);
3. Afeganistão de 2005 a 2008 e em 2010 (ISAF – QRF)
4. Mali de 2014 até 2018 (EUTM).
5. Republica Centro Africana, missão MINUSCA, desde Janeiro 2017 e com uma duração prevista de 2 anos.

Resultado de imagem para Tactical Air Control Party FAP

Numa recente missão (Operation BATATERE), o TACP da Força Aérea Portuguesa incorporou a Task Force Bambari (TFB) na República Centro Africana, onde no apoio à companhia de Comandos, tiveram um papel preponderante na captura e eliminação de grupos armados que ameaçavam a paz local. O TACP Português guiou helicópteros armados Mi35 e Mi17 contra esconderijos desses grupos. Estas ações mereceram uma carta de elogio por parte do Comandante Militar da Operação MINUSCA:

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...