quinta-feira, 30 de março de 2017

Wrong-Way, Daredevil Asteróide joga jogo da 'Galinha' com Júpiter

Resultado de imagem para Wrong-Way, Daredevil Asteroid Plays 'Chicken' with Jupiter

Os astrónomos encontraram um asteróide bizarro orbitando o sol na direcção errada enquanto joga um jogo arriscado da "galinha" com o maior planeta do sistema solar.

O asteróide não identificado compartilha o espaço orbital de Júpiter enquanto se move na direcção oposta ao planeta, o que parece uma receita para uma colisão, disseram os astrónomos. No entanto, de alguma forma, o asteróide conseguiu escapar de Júpiter com segurança por pelo menos dezenas de milhares de voltas ao redor do sol, mostra um novo estudo.

Este misterioso afortunado asteróide foi descoberto em 2015 pelos astrónomos usando o Telescópio Panorâmico e Sistema de Resposta Rápida (Pan-STARRS1) no Havaí. Foi dado o nome provisório 2015 BZ509 com o apelido "BZ." Os cientistas notaram que o asteróide se move na direcção oposta a cada planeta e 99,99 por cento dos asteróides orbitando o sol, num estado conhecido como movimento retrógrado.

Esta imagem do asteróide 2015 BZ509, captada pelo Grande Observatório do Telescópio Binocular (LBTO), ajudou os astrónomos a estabelecer a natureza retrógrada, co-orbital do objecto.
Enquanto o BZ parecia estar invadindo a órbita de Júpiter, os investigadores disseram que precisavam observar o asteróide ainda mais para confirmar sua suspeita. A equipe, liderada por Paul Wiegert da Western University em Ontario, no Canadá, começou a rastrear BZ usando o Large Binocular Telescope (LBT) no Observatório Internacional Mount Graham, no Arizona. A partir das novas observações que fizeram, os investigadores confirmaram que o asteróide raro é realmente retrógrado co-órbita com Júpiter.

Outros asteróides são conhecidos de orbitar em retrógrado, fazendo o movimento para trás por si só "incomum, mas não único", disse Wiegert num comunicado. "O mais estranho é que BZ também está a jogar um jogo cósmico de 'chicken' com o planeta gigante Júpiter", acrescentou. "Os outros asteróides retrógrados tendem a ficar longe dos planetas."

Cerca de 6.000 asteróides compartilham o caminho orbital de Júpiter. Conhecidos como asteróides de Tróia , eles tendem a se agrupar em dois grupos orbitando à frente e atrás de Júpiter nos dois pontos estáveis ​​de Lagrange do planeta, localizados a cerca de 60 graus à frente e 60 graus atrás de Júpiter ao longo de seu caminho ao redor do Sol.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...