quinta-feira, 6 de abril de 2017

Astrónomos planeiam estudar buraco negro com telescópio maior do que a Terra!

Maior radiotelescópio do mundo – observatório espacial do ALMA (Atacama Large Millimeter Array), Chile

Os participantes do projecto Event Horizon Telescope (EHT) estão esperando receber as primeiras "fotografias" do buraco negro super maciço, localizado no centro da Galáxia, tiradas pelo grandioso radiotelescópio interferómetro terrestre que possui uma área de disco "virtual" maior do que a Terra, informa a Fundação Nacional de Ciência dos EUA.

"Essa semana abre uma nova era da astronomia. O Telescópio do EHT receberá a primeira ‘fotografia' do buraco negro super maciço, localizado no centro da Galáxia", declarou o director da Fundação Nacional de Ciência norte-americana (NSF), France Cordova.

Segundo os cientistas, a partir desta semana serão iniciadas as observações do "horizonte de eventos" (popularmente conhecido com o ponto de não-retorno — a fronteira teórica ao redor de um buraco negro a partir da qual a força da gravidade é tão forte que, nada, nem mesmo a luz, pode escapar, pois a sua velocidade é inferior à velocidade de escape do buraco negro) perto do buraco negro que fica no centro da nossa Galáxia, apoiada pelo interferómetro EHT.

Nota-se que os observatórios espaciais da Espanha, Califórnia, Arizona, Havaí e ainda o localizado no Polo sul da Terra irão participar do projecto. Quando os cientistas unirem  os poderes destes telescópios, a resolução recebida excederá sensibilidade do telescópio Hubble em mil vezes, permitindo, assim, alcançar o objectivo principal do projecto de se aproximar do horizonte de eventos do buraco negro Sgr A*, localizado no centro da Via Láctea, e de estudar detalhadamente suas características.

© FOTO: PIXABAY - Buraco negro

Entretanto, em abril do ano passado, os cientistas informaram sobre suas observações realizadas e êxitos atingidos. Segundo eles, o EHT conseguiu se aproximar muito do horizonte de eventos do "nosso" buraco negro e atingir o recorde de precisão que, quando comparado a observações anteriores, aperfeiçoou-se 10 vezes. Além disso, em dezembro do ano passado, os cientistas conseguiram medir o poder dos campos magnéticos nos arredores do Sgr A*.

Actualmente, tais observações do horizonte de eventos do Sgr A* são possíveis graças à participação do maior radiotelescópio do mundo — observatório espacial do ALMA (Atacama Large Millimeter Array), localizado no Chile, destacou o astrónomo do Instituto Tecnológico de Massachusetts, Geoff Crew.

Ao mesmo tempo, além do horizonte de eventos do Sgr A*, os cientistas tentam receber imagens dos arredores do buraco negro que fica no centro da galáxia vizinha, M87.

Mas os cientistas não conseguirão resultados da pesquisa imediatamente, pois todos os dados recebidos pelos telescópios do projecto EHT serão enviados para o Instituto Tecnológico de Massachusetts para análise. Destaca-se ser quase impossível enviar toda essas informações por Internet, pois seu peso atinge alguns petabytes. Por essa razão, serão gravadas em discos rígidos e transportadas para os EUA num avião.

Espera-se que as imagens sejam bastante precisas para verificação das principais teses da Teoria da relatividade, descrevendo o funcionamento de buracos negros e, provavelmente, entendendo por que eles não seguem as leis da física quântica.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...