quinta-feira, 27 de abril de 2017

Gravuras antigas mostram que cometa atingiu a Terra e despoletou Idade do Gelo

A "Pedra do Abutre" em Gobekli Tepe, Turquia.
A “Pedra do Abutre” em Gobekli Tepe, Turquia.

Símbolos antigos esculpidos em pedra, num local arqueológico na Turquia, contam a história de como um cometa, com um impacto devastador, desencadeou uma mini-Era do Gelo na Terra, há mais de 13 mil anos.

Conhecido como “Pedra do Abutre”, este pilar preenchido com gravuras esculpidas sugere que vários fragmentos de um cometa atingiram a Terra por volta de 11.000 a.C..

As gravuras foram descobertas em Gobekli Tepe, um local arqueológico no sul da Turquia, que os especialistas acreditam agora que pode ter sido um antigo observatório.

Os investigadores recorreram a software de computador que foi usado para combinar inscrições de animais – interpretadas como símbolos astronómicos – a padrões de estrelas.

No artigo científico, publicado no jornal Mediterranean Archaeology and Archaeometry, os cientistas sugerem que o desastre ocorreu em 10.950 a.C., já que outras evidências encontradas num núcleo de gelo, na Gronelândia, indicam um impacto aproximadamente no mesmo período. O cataclismo deu início a um clima frio que durou mil anos.

Astrónomos antigos

“Parece que Gobekli Tepe foi, entre outras coisas, um observatório para monitorizar o céu nocturno”, refere o investigador que liderou a pesquisa, Martin Sweatman, da Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em declarações à New Scientist.

“Um dos seus pilares parece ter servido como um memorial para este evento devastador – provavelmente, o pior dia da história desde o final da Idade do Gelo”, acrescenta.

As gravuras parecem ter permanecido como algo importante para Gobekli Tepe durante milénios, indicando um evento que teve um impacto muito sério e duradouro.

Uma série de símbolos na pedra sugerem que as mudanças de longo prazo no eixo de rotação da Terra foram registadas pelos primeiros astrónomos, usando uma forma inicial de escrita.

A descoberta também apoia a teoria de que a Terra experimenta períodos em que impactos de cometas são mais prováveis, devido à órbita do planeta. 


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...