terça-feira, 4 de abril de 2017

"O Santo Graal da água": Detectam um novo estado do líquido mais abundante na Terra

Resultado de imagem para água

Há mais de 20 anos, os investigadores buscam um método para demonstrar que a água pode ficar em dois estados líquidos diferentes.

A água é um dos líquidos mais surpreendentes da natureza. A ciência hoje conhece que em estado gasoso a água se mantém em forma de vapor e na estrutura molecular no estado sólido pode ter 21 formas diferentes, dependendo da temperatura e da pressão em seu redor. No entanto, mais conhecido o seu estado, líquido, ainda tem algum grau de mistério.

Desde os anos 1990, os investigadores suspeitam de que a água líquida pode ser mantida num estado molecular diferente a uma densidade maior ou menor o seu nível normal de um grama por centímetro cúbico, embora não houvesse um método que pode-se demonstrá-lo na prática.

Dois estados líquidos abaixo do ponto de congelamento

Um grupo de investigadores da Universidade do Nebraska, EUA, chegou à conclusão de que este estranho sub-estado líquido da água é realizado por moléculas de água que encerram num nanotubo de carbono de um tamanho de 1,25 nanómetro umas 15.000 vezes mais fino do que um cabelo humano e sujeito a uma temperatura constante de - 43 ° C.

As simulações de computador mostraram que nesta situação a água se comporta de uma forma inesperada. Mesmo sob o ponto de congelação, adquire um líquido de baixa densidade e logo em seguida, se congelada de novo para formar um nanotubo hexagonal de gelo. Não esperávamos isso," admite o professor Xiao Cheng Zeng, um membro da equipe de pesquisa.

Os cientistas esperam que o progresso da tecnologia de fabricação de nanotubos de carbono que lhes permitam demonstrar na prática este comportamento estranho e abrir uma ampla gama de opções para investigar o estado da água líquida baixa ou de alta densidade. "Observam que há dois estados líquidos tem sido como o Santo Graal da água", observa Zheng.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...