domingo, 2 de abril de 2017

Vamos correr o mundo através de 3305 capturas do Google Maps


O Google Maps e Google Earth são das mais fantásticas ferramentas que a Internet deu à luz. Principalmente para quem quer conhecer o mundo poderá usar esta tecnologia e “viajar” pelo planeta sem necessidade de qualquer visto ou passaporte.

Aproveitamos a boleia do criativo Matteo Archonids e entramos numa viagem fantástica pelo nosso planeta através de 3305 capturas do Google Maps. Está pronto para conhecer o mundo?

Matteo Archonid é um designer gráfico e cineasta italiano que criou uma viagem genial ao redor do mundo sem gastar um cêntimo. Aqui o que teve de investir foi tempo, arte e muita criatividade para agarrar numa ferramenta gratuita, o Google Maps, e criar passeios virtuais pelas mais fantásticas cidades do mundo ou sítio icónicos que por vezes apenas conhecemos das séries televisivas.

Enquanto Matteo surfava pelo Google Maps, percebeu que existem muitas imagens guardadas dentro do serviço da Google e isso poderia ser útil. Foi agarrar nessas imagens e criar este fantástico vídeo.

Google Maps em hyperlapse ao redor do mundo

O criativo ficou surpreendido com o resultado final. O trabalho de reunir milhares de imagens foi a parte mais complicada, demorou imenso tempo. Depois foi unir cada imagem para fazer uma continuidade e proporcionar a sensação de uma única viagem.


Para isso ele usou as ferramentas de programação da Google que acelerou o processo de colagem das imagens. Este processo para unir tudo demorou 48 horas e foram necessárias 3305 capturas do Google Maps e do Google Earth.

Após estas tarefa, Archonid foi limpar as imagens para remover etiquetas e ícones, para que esses elementos externos não interferissem na experiência.


O autor organizou depois a viagem a partir da sua localização, Itália, e saltou de cidade em cidade onde mostrou monumentos e locais míticos ligando cada canto do mundo em formato virtual.

O resultado inicial foi um vídeo de cerca de 28 minutos, mas ao ver o vídeo, o designer percebeu que não estava fluído e falhava ocasionalmente pontos de edição, era tudo muito forçado. Assim, Matteo Archonid decidiu converter o vídeo num hyperlapse, esta tecnologia acelera a jornada de uma maneira frenética que permite ao utilizador não perder o foco.

O autor tem uma página muito interessante e um canal do Youtube com muitas outras experiência absolutamente imaginativas para o entreter.



Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...