segunda-feira, 15 de maio de 2017

China planeia construir base espacial em asteróide

Asteroide

Engenheiros chineses planeiam construir uma base espacial num asteróide para exploração do espaço, declarou o assessor político da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, Ye Peijian, citado pelo jornal China Daily.

Segundo o cientista, "num futuro próximo", a China tem como objectivo enviar robôs e astronautas para uma base em asteróides a fim de minerar metais como a platina, o ródio ou o irídio, avaliados em dezenas ou centenas de milhares de milhões de dólares e, em seguida, transportar os recursos para a Terra.

Ye Peijian salientou que alguns asteróides também podem ser usados como bases para sondas não tripuladas, que podem "viajar com os asteróides ao espaço profundo".

"A longo prazo, consideraremos o uso de recursos dos asteróides para construir instalações no espaço ou para fornecer materiais para apoiar as viagens interestelares", disse o cientista, citado pelo China Daily.

Segundo o astrónomo, após a sonda descolar do asteróide, será possível activá-la em qualquer região do Universo, para que continue executando a sua missão científica.

Peijian detalhou que esta tecnologia permite reduzir consideravelmente o consumo de combustível, bem como estender a vida útil e a classe do voo das sondas.

A primeira missão da sonda chinesa poderá ter lugar entre os anos 2020 e 2025. No entanto, ainda não se sabe qual o asteróide a ser explorado pelos robôs chineses. Por sua vez, Xu Weibiao, do Laboratório de Ciências Espaciais da Academia de Ciências da China, indicou que missões deste tipo contribuem para a investigação das características físicas e químicas dos asteróides, e deste modo, permitirão evitar uma possível colisão de um asteróide contra a Terra.

"Devemos estudar os asteróides para descobrir como podemos destruir os objectos potencialmente perigosos", afirmou o cientista chinês.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...