terça-feira, 16 de maio de 2017

Foi descoberto um planeta enorme composto de 'isopor'

Resultado de imagem para KELT-11b: A Highly Inflated Sub-Saturn Exoplanet Transiting

Os astrónomos descobriram um planeta insólito na constelação Sextans que consiste de uma matéria que equivale em leveza ao isopor.

Num artigo publicado na revista Astronomical Journal lê-se que este planeta "literalmente inchou", o peso dele é cinco vezes menor do que o do Júpiter, mas ele é 40% maior em dimensões.

A densidade deste planeta quase equivale à do poliestireno e por isso sua atmosfera tem um tamanho que bate recordes. Isto o torna num polígono ideal para testar os nossos métodos de estudo de exoplanetas, informa Joshua Pepper da Universidade do Condado de Lehigh da cidade de Bethlehem nos EUA.

Pepper e seus colegas também descobriram em 2016 um planeta semelhante, o KELT-11b, usando dois telescópios – nos EUA e África do Sul. A densidade das camadas exteriores do KELT-11b é de 0,09 gramas por centímetro cúbico, o que é pouco mais que a densidade do isopor (0,05 gramas por centímetro cúbico).

A radiação da estrela HD 93396, a mais próxima do planeta em questão, provoca o aquecimento da atmosfera dele. A temperatura da sua atmosfera é por volta de 1.400° K, o que o fez expandir até um tamanho tão grande.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...