terça-feira, 23 de maio de 2017

No dia em que um avião de guerra se perdeu na costa portuguesa e aterrou num cargueiro

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Em 1983, um par de jovens oficiais da Marinha Real Britânica, estava a simular uma operação em que teria que manter silêncio de comunicações. Levantando voo do porta-aviões HMS Illustrious, em movimento ao largo da costa portuguesa, ambos viraram para direções diferentes e o piloto menos experiente acabou por perder-se e teve que fazer uma inusitada aterragem de emergência… em cima de um navio cargueiro espanhol.

Ian Watson, conhecido pelos colegas como “Soapy”, tinha apenas 25 anos e poucas horas de voo, mas foi colocado aos comandos de um Sea Harrier FRS.1. O objetivo da missão era encontrar e observar um navio francês e retornar ao Illustrious, sempre com o rádio e o radar desligados. Mas Watson não encontrou o seu colega e, à medida que ia ficando sem combustível, ligou o radar para tentar encontrar o caminho de volta.

Watson encontrou um cargueiro espanhol, o Alraigo. O seu plano era sacrificar o avião e ser salvo pelo cargueiro, mas ao aproximar-se verificou que podia tentar aterrar em cima dos contentores, como se fossem uma pista. Watson conseguiu, embora tenha danificado uma carrinha que estava destinada a uma florista em Tenerife. Os armadores do Alraigo reclamaram que o avião era um salvado e receberam 570 mil libras (o equivalente a 1,85 milhões de libras, ou 2,15 milhões de euros, nos dias de hoje).

O episódio acabou por ser embaraçoso para a Marinha britânica, já que um grupo de jornalistas estava à espera do navio quando este atracou em Tenerife. Mesmo assim, o preço pago pelo salvado foi inferior ao custo de um Sea Harrier novo. Watson também se safou, já que foi atribuída alguma culpa aos seus oficiais superiores, mas o oficial da Marinha acabou por reconquistar a confiança dos seus superiores e acumulou quase 3000 horas de voo.


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