quarta-feira, 7 de junho de 2017

A infeliz história do maior super-petroleiro do mundo

jahreviking

Teve muitos nomes e muitos donos, foi afundado e recuperado, e depois ficou demasiado tempo parado. Era tão grande que não conseguia entrar em muitos portos. Era mal-amado por quem o possuía, mas apreciado pelos que o viam ao longe. Era o maior super-petroleiro do mundo, nunca tinha havido algo como ele e desde então nunca houve nada igual.

O seu primeiro dono recusou receber a encomenda, pelo que o estaleiro que o construiu, da empresa japonesa Sumitomo, vendeu-o em 1979 a um armador chinês, que o batizou Seawise Giant. O nome era apropriado. Com 458 metros, era maior que o cruzeiro Queen Mary 2 ou o porta-aviões Enterprise. Era mais comprido do que o Pentágono é largo, e se fosse colocado em posição vertical, como um prémio, seria mais alto que o Empire State Building mas mais baixo que a Torre Sears. Pesava 260 mil toneladas e podia transportar mais de 560 mil toneladas de crude. O seu leme tinha 200 toneladas de peso e a âncora, que hoje está em exposição num museu de Hong Kong, tinha 36 toneladas na balança. Atingia uma velocidade máxima de 16,5 nós (30 km/h), uma velocidade para a qual necessitava de 9 km para parar completamente.

jahre_viking5

tugging

Em 1988 foi atingido por artilharia e afundado durante a Guerra Irão-Iraque. Foi recuperado e reparado em Singapura, nesta fase usando o nome Happy Giant. Mas o novo armador norueguês, que o comprou em 1991, deu-lhe um novo nome: Jahre Viking, a designação pela qual ficou conhecido mais tempo, até 2004. Apesar de ficar muitos anos com ele, o super-petroleiro deu muitos problemas à Loki Streams. Era tão grande que precisava de 3 km só para fazer a manobra de dar a volta. E deslocava tanta água quando estava pessado (com 26 metros de calado) que não conseguia atravessar os canais do Panamá e de Suez, nem sequer o Canal da Mancha. Muitas vezes, necessitava de ser intercetado por um petroleiro mais pequeno, para fazer uma transferência e levar o crude aos portos.

comparacao

comparacao2

Finalmente, em 2004, foi renomeado Knock Nevis, mas deixou de navegar, ficando ancorado como reservatório ao lado do Qatar. Aí ficou até 2009, quando uma empresa indiana o comprou para o abater, desmantelando-o para reciclar o metal.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...