quarta-feira, 14 de junho de 2017

Investigadores criam tinta de parede que produz combustível de hidrogénio

Investigadores criam tinta de parede que produz combustível de hidrogénio

Investigadores de uma universidade australiana criaram uma tinta que absorve a luz do Sol e que, a partir dela e do vapor de água na atmosfera, produz combustível de hidrogénio, a fonte mais limpa de energia, foi hoje divulgado.

Atinta, desenvolvida por cientistas do Royal Melbourne Institute of Technology e que pode ser aplicada em superfícies de vidro ou fachadas de edifícios, contém um novo composto que atua como o gel de sílica, usado em embalagens para manter a comida e os medicamentos frescos e secos.

Contudo, ao contrário do gel de sílica, o novo material, sulfureto de molibdénio sintético, age como um semicondutor e catalisa a separação dos átomos de água em hidrogénio e oxigénio.

O novo composto é misturado com partículas de óxido de titânio, pigmento branco já utilizado nas tintas.

Segundo o coordenador do trabalho, Torben Daeneke, qualquer lugar que tem vapor de água na atmosfera, mesmo remotas áreas, pode produzir combustível.

Um outro investigador, Kourosh Kalantar-zadeh, disse, citado num comunicado do Royal Melbourne Institute of Technology, que a tinta pode ser usada em zonas de clima quente e muito seco, mas próximas de oceanos.

"A água do mar evapora-se pela ação da luz solar e o vapor pode ser absorvido para produzir combustível", defendeu, assinalando que o hidrogénio é "a fonte de energia mais limpa" e pode ser utilizada, como alternativa aos combustíveis fósseis, em células de combustível ou em motores de combustão.

O estudo não explica, no entanto, como o hidrogénio é capturado para utilização como combustível.

Os resultados da investigação foram publicados na revista ACS Nano, da Sociedade Americana de Química.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...