terça-feira, 27 de junho de 2017

Não encontramos vida extraterrestre, diz a NASA

Resultado de imagem para Não encontramos a vida extraterrestre, diz a NASA

Ontem, divulgamos a estranha novidade de que o grupo de hackers Anonymous afirmava que a NASA iria anunciar que tinha encontrado vida alienígena inteligente.

Qualquer um com uma onça de senso comum espero que rapidamente percebeu que não havia nada nessa história. E note, provavelmente não era mesmo o grupo "oficial" Anonymous. Mas, por uma boa razão, a NASA saiu e desmascarou-o de qualquer maneira.

"Contrariamente a alguns relatórios, não existe um anúncio pendente da NASA sobre a vida extraterrestre", disse Thomas Zurbuchen, administrador da direcção da missão científica da NASA no Twitter.

"Nós estamos sozinhos no universo? Enquanto ainda não sabemos, temos missões em andamento que podem ajudar a responder a esta questão fundamental ", acrescentou no tweet.

Claro, se acredita em teorias de conspiração alienígena, provavelmente não vai acreditar nesta declaração de Zurbuchen. Então, pegue na nossa palavra para isto, isto é tudo apenas um boato estranho espalhado por alguém alegando ser do Anonymous.

Zurbuchen está certo, no entanto. Se estamos sozinhos no universo ainda é uma questão aberta. Mas estamos aproximando da resposta. Em nosso próprio Sistema Solar, encontramos alguns lugares - oceanos sob a superfície da Europa e Enceladus, por exemplo - que podem ser bons lugares para a vida microbiana.

Em outros lugares, estamos encontrando mais e mais planetas que podem ser habitáveis. Nos próximos anos, vamos poder estudar as atmosferas de alguns desses planetas, e espero descobrir se eles têm alguma bioconsignatura.

E também há várias pesquisas em andamento para a vida alienígena inteligente. A Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI) procura sinais à décadas. Mais recentemente, o projecto Breakthrough Listen - financiado pelo bilionário russo Yuri Milner - também se juntou à caça.

No entanto, o facto é que simplesmente não encontramos ainda nada. Não existe um projecto financiado pela NASA à procura de vida inteligente, então, se tivéssemos tropeçado num sinal, seria um dos dois empreendimentos privados acima mencionados.

Não encontramos nenhuma vida é um pouco de dilema, conhecido como o paradoxo de Fermi. Os planetas parecem ser bastante abundantes no universo, então por que não encontramos ainda nenhuma vida? A resposta é que estamos sozinhos, ou ainda não nos vimos.

Não há extraterrestres inteligentes que façam o seu caminho no sistema solar não sejam detectados em breve. Se uma nave alienígena chegar ao nosso ponto de vista, provavelmente saberemos disso. Por enquanto, estamos sozinhos - e isso é terrível por direito próprio.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...