quinta-feira, 29 de junho de 2017

NASA criou nuvens artificiais e coloridas vistas a 400 quilómetros


A Agência Espacial Norte Americana antecipou o foguetório do 4 de julho, nos EUA, com o lançamento de nuvens artificiais coloridas, vistas a quilómetros de distância.

Esta madrugada, a NASA lançou um foguetão Malemute, após semanas de adiamentos, criando nuvens artificiais azuis, verdes e vermelhas, que foram vistas do chão a cerca de 400 quilómetros do Centro de Voo de Wallops, na Virginia.




O foguetão, lançado às 4.25 horas locais (manhã em Portugal), voou cerca de 8 minutos e soltou 10 invólucros, do tamanho de uma lata de refrigerante, contendo vapor que formou nuvens artificiais, vistas pelo menos 400 quilómetros para Norte, até Nova Iorque, e para sul, até à Carolina do Norte.

Estas nuvens, ou traços de vapor, permitiram aos cientistas em terra seguir visualmente o rasto do movimento de partículas no espaço.




O foguetão, cujo lançamento foi adiado várias vezes nos últimos 30 dias, voou até uma altitude de 118 milhas (cerca de 190 quilómetros), informou a NASA.

A página do Facebook do Centro de Voo de Wallops registou dois mil avistamentos e fotos das nuvens, que puderam ser vistas também para o interior do país, por toda a Virginia, Maryland, Pennsylvania e pontos intermédios destes estados norte-americanos.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...