quinta-feira, 22 de junho de 2017

Um cientista alerta: o próximo impacto de um grande asteróide é uma questão de tempo


Astrofísico Alan Fitzsimmons voltou a alertar sobre o perigo que representam. Vários especialistas vão presidir a um debate a 30 de junho para marcar o Dia do Asteróide.

Alan Fitzsimmons, um astrofísico da Universidade Queen, em Belfast (Reino Unido), alertou terça-feira que o próxima impacto de um asteróide na Terra é apenas uma questão de tempo .

"Astrônomos descobriram novos asteróides próximos da Terra (objectos passando perto do planeta) todos os dias, e a maioria são asteróides inofensivos", Fitzsimmons, disse num comunicado de imprensa . "Mas isso é possível que o próximo evento de Tunguska não nos apanha de surpresa. E, apesar de estarmos melhor preparados para encontrar grandes corpos, isto não servirá de muito, se não estamos prontos para fazer algo sobre isso ".

Fitzsimmons, que receberá o apoio do conhecimento científico e divulgador Brian Cox e o astronauta Rusty Schweickart e Nicole Stott, entre outros, sublinham o perigo latente que o planeta está exposto, no próximo dia do asteróide , a ser realizado a 30 de junho.

A data comemora a explosão de Tunguska, o evento de um asteróide ou cometa pequeno que explodiu no ar em 1908, devastando uma grande área de floresta siberiana e criando uma poderosa explosão que foi sentida em grandes áreas do planeta.

Na verdade, Alan Fitzsimmons, alertou que o mesmo impacto hoje e em outra região poderia destruir uma cidade inteira.

"É importante notar que os cientistas e engenheiros fizeram progressos significativos na detecção e entender melhor os asteróides próximos da Terra", disse o astrofísico. Na verdade, até agora 1.800 corpos foram descobertos potencialmente perigosos, mas existem muitos para serem descobertos. "

Fitzsimmons e outros especialistas irão fazer um debate que pode ser acompanhado ao vivo no dia 30 de junho e nele constam  respostas de questões feitas através das redes sociais.

Fitzsimmons é um membro do projecto NEOShield-2, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação para estudar como desviar asteróides perigosos. Universidade de Queen também faz parte do Pan-STARRS, que é um dos mais bem sucedidos programas de  'caçar' asteróides da actualidade.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...