sábado, 22 de julho de 2017

Um asteróide do tamanho de um campo de futebol vai passar muito perto da Terra no domingo


Um asteróide do tamanho de um campo de futebol vai passar muito perto da Terra no domingo

Conhecido como '2017 BS5', foi descoberto em janeiro pelo Observatório Haleakala (Hawaii) e viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo.

Domingo 23 de julho um asteróide entre 40 e 90 metros de diâmetro vai passar muito perto da Terra, como relatado pelo programa de objectos perto da Terra (NEOs, sigla em Inglês) Jet Propulsion Laboratory da NASA .

Conhecido como '2017 BS5', o asteróide foi descoberto em janeiro pelo Observatório Haleakala, no Havaí e viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo. Ele vai aproximar-se a uma distância de 1,9 milhões de quilómetros da Terra, o equivalente a 3,2 distâncias lunares .

É esperado para esta etapa 2017 BS5 não representam riscos e será a primeira de várias abordagens de corpos celestes que ocorrerão no decorrer do ano. A este respeito, Ron Baalke, um cientista da agência espacial, publicou em maio passado uma lista de vários asteróides conhecidos que irão aproximar a menos de cinco luas de distância.

Entre eles destaca-se o '2012 TC4' , que vai passar o nosso planeta a 12 de outubro. Ele estima que o tamanho do seu diâmetro pode variar de 12 a 40 metros e alguns astrónomos dizem que a probabilidade de atingir a Terra é bastante elevada, pois será apenas 0,23 distâncias lunares.

No início de julho, a NASA revelou um plano para desviar asteróides para a defesa planetária chamada 'Teste Duplo Asteroid redirecionamento' (DART, sigla em Inglês). Este projecto é único na sua classe e vai buscar e usar "técnica de impacto cinético" para primeiro alterar a dinâmica de um asteróide.

Ler mais AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...