domingo, 9 de julho de 2017

Uso de armas climáticas é verdade ou teoria da conspiração?

Furacão Otto

As armas climáticas têm realmente sido desenvolvidas em muitos países e isso custou enormes somas de dinheiro. Mas onde está a fronteira entre a fantasia e a ciência?

Yevgeny Krutikov escreveu numa matéria sobre as armas climáticas no jornal Vzglyad que há muitos rumores sobre o uso destas armas, mas a maioria das hipóteses são muito exageradas. Não há dados oficiais sobre o uso de armas climáticas, ou mesmo de armas geofísicas, além de casos particulares.

Desde o início dos anos 30 do século passado, nos EUA foram realizadas pesquisas sobre as armas climáticas. Isto não era segredo, contrariamente à opinião dos conspiradores. A União Soviética também elaborou projectos semelhantes, mas destinados a fins económicos. No país foram por toda a parte usados meios para influenciar o clima nos interesses do sector agrícola.

Falando sobre o uso de armas climáticas para fins militares, o autor do artigo lembrou que houve projectos para resistir aos meios electrónicos e ópticos do inimigo usando as condições meteorológicas. Por exemplo, é possível "cegar" o adversário criando uma cortina de moléculas cristalinas em estado de suspensão. Ou, ao contrário, melhorar as características da atmosfera para aumentar a penetrabilidade das próprias ondas de rádio.

Tais pesquisas na União Soviética foram usadas não apenas para fins económicos – era usada a cristalização de nevoeiros para diminuir as ameaças à aviação no Extremo Norte russo.

Na verdade, é impossível controlar grandes fenómenos atmosféricos como os ciclones ou anticiclones, que abrangem áreas de mais de centenas ou milhares de quilómetros. Por exemplo, uma nuvem de chuva tem uma quantidade da energia que equivale à de várias bombas nucleares. Para "dirigir" esta nuvem é preciso usar mais energia do que essa.

Em 1977 os testes de armas climáticas foram proibidos por uma resolução da ONU. Depois a URSS e os EUA assinaram um acordo bilateral análogo. Desde então, ninguém tem realizado pesquisas ou testes de grande escala de tais armas. Mas os conspiradores e defensores do meio ambiente continuam acusando regularmente os governos de vários países de realizarem tais testes. 

Agora a maioria dos rumores se concentra em torno do projecto norte-americano HAARP – um grande conjunto de antenas que fica no Alasca e foi construído em 1997 para estudar a ionosfera da atmosfera. 

O projecto não trouxe nenhuns resultados reais, mas é acusado de provocar doenças anteriormente desconhecidas, de quedas de aviões e outras desgraças, bem como dos mais diversos desastres naturais.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...