domingo, 27 de agosto de 2017

Cientistas descobrem novo planeta

Superfície de um corpo celeste

Os astrónomos russos da Universidade Federal de Kazan, junto com seus colegas da Turquia e Japão, descobriram um novo exoplaneta que fica fora do Sistema Solar.

A órbita deste planeta está a aproximadamente a 210 anos-luz do Sol e se encontra perto da estrela gigante HD208897.

O site oficial da Universidade Federal de Kazan destacou que esta é a primeira descoberta desse tipo que foi feita na Rússia.

Após a análise da velocidade dos raios da estrela HD208897, os cientistas russos concluíram que o exoplaneta se situa a uma distância de 150 milhões de quilómetros da estrela.

"O peso deste objecto espacial constitui uma vez e meia a massa de Júpiter e seu período orbital – o tempo que o astro leva para percorrer sua órbita – dura 353 dias", comunicou Ilfan Bikmaev, director da cátedra de astronomia e geodesia cósmica do Instituto de Física da Universidade Federal de Kazan.

Além disso, Bikmaev acrescentou que até hoje em todo o mundo os astrónomos conseguiram descobrir apenas 10-15 planetas cujo peso se aproxima da massa de Júpiter.

Esta é uma razão por que a descoberta actual pode ser considerada muito importante.

O exoplaneta foi encontrado no âmbito de um programa lançado pela Rússia, Turquia e Japão por um prazo de 10 anos com o objectivo de descobrir corpos celestes desse tipo.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...